sexta-feira, 14 de maio de 2021

As sevícias de Pai Francisco

 Pai Francisco entrou na roda

Tocando seu violão

Tá-ram-ram-tam-tão

E vem de lá seu delegado

Pai Francisco foi pra prisão


Como ele vem

Todo requebrado

Parece um boneco

Desengonçado


Por que Pai Francisco foi preso? Por ser um líder espiritual de uma religião de matriz africana ou por tocar violão? 

Talvez pelos 2 motivos.

No início do século 20 tanto o samba quanto o violão nas mãos de negros eram considerados sinal de vadiagem, e davam cadeia.

Mas não bastou prender, foi preciso torturar. Tortura policial, violência de Estado cantada na voz de gerações de lindas criancinhas.

Tudo natural e corriqueiro como é pra quem hoje ainda não se choca com as chacinas nas favelas e comunidades do país. Brasil, meu brasileiro. O que vem depois? Desafio vocês a procurarem o significado de inzoneiro.

Mas tudo isso porque acordei com as sevícias impostas ao Pai Francisco tocando na minha cabeça. Não sei por qual motivo. Essa canção constava no meu livro de música na época do colégio, depois a reencontrei quando minha filha se tornou fã da galinha pitadinha e, sim, ela foi uma das lindas criancinhas ensinadas desde de cedo a nossa brasilidade instituída.

Mas faz anos que não escuto a música, por que agora?

Talvez porque ontem fui ao protesto contra a chacina no Jacarezinho, e fiquei um pouco preocupada que houvesse alguma repressão  policial, li que no dia anterior estudantes foram presos por protestarem contra o ministro da educação, e vou percebendo os riscos que corremos, cada vez mais. 

Ontem me entregaram um panfleto: "A polícia e os governos não nos protegem!" 

Pai Francisco nos ensina isso, desde criancinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário